Print Friendly and PDF

quarta-feira, 31 de março de 2021

CATEQUESE FAMILIAR: SEMANA SANTA - 3º DIA

  Subsídios para os catequistas

TERÇA-FEIRA 30/03/2021SEMANA SANTA

“ONDE QUERES QUE PREPAREMOS A REFEIÇÃO DA PÁSCOA?”.


João 13, 21-33.36-38: "Em verdade vos digo: um de vós me há de trair..."

Três anos de convivência. Judas não entendeu nada. Pelo que percebemos, embora s. João diga que ele era ladrão, que não cuidava bem da caixa de despesas… o pensamento de Judas era mais político: esperava como tantos que Jesus com seu poder conduziria os judeus à liberdade de ser de novo uma pátria livre dos romanos. Digo isso porque Judas não ficou com o preço da traição.(Mt 27, 3-7)

Todos somos pecadores. Somos frágeis. Todos os santos pediam a Deus a graça perseverança final. Não basta agora estar com Deus, devemos ficar sempre com Ele.

Pensemos um pouco sobre a traição entre amigos. Trair é enganar. Não confiar. Se continua convivendo, é fingimento para ter alguma vantagem.

Pode ser uma falha da pessoa, uma amizade superficial, mais para ter sempre alguém por perto. Esquece momentos importantes da vida do outro. É exigente: cobra quando o outro o deixa de lado. E se o amigo é importante, fica sendo um trunfo diante das pessoas: fulano é meu amigo!

Sentimos muito o que Judas fez com Jesus! Mas nós também em menor escala “brincamos” de amizade com o Mestre.

Pedro. Outra lição de vida. Devemos ter decisão no que queremos. E tentar cumprir o que prometemos.
O erro de Pedro não foi só não reconhecer a possibilidade de nem sempre seguir o Mestre, mas a forma quase orgulhosa de afirmar isso. Como se dissesse: os outros podem abandonar o Senhor, eu não!

E Jesus prevê o que vai acontecer e previne-o das negações que ele iria cometer…

Voltamos a lembrar: devemos sempre ter posição clara de que queremos seguir o Mestre. Mas contar mais com a força de Deus do que com nossas forças.

Jesus deseja muito que tenhamos definição em nossa vida. Que queiramos sempre seguir o que é melhor. Que acreditemos em seu amor sincero. [...]

Mas com toda a humildade, contemos sempre com a ajuda de Deus.

Fonte: Material do Retiro Quaresmal 2021 - Semana Santa. Disponível para  download em: https://www.jesuitasbrasil.org.br/2021/01/14/material-do-retiro-quaresmal-2021-esta-disponivel-para-download/


CELEBRANDO A SEMANA SANTA EM FAMÍLIA 


1º Momento: Leitura Bíblica
( Enviar nos grupos  WhatsApp da catequese) 


2º Momento: Reflexão com Conecta Catequese
( Enviar nos grupos  WhatsApp da catequese) 







3º Momento: Oração em Família
( Enviar nos grupos  WhatsApp da catequese) 





" Jesus é o meu melhor Amigo, porque Ele me conhece melhor do que qualquer outra pessoa. Ele é Deus, e Ele sabe tudo sobre mim. Ele sabe quantos fios de cabelo que tenho na minha cabeça (Mateus 10,30). Ele sabe o que eu vou dizer (Salmo 139,4) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!
Obrigada pela visita - Cristiane Reis